Os proprietários de imóveis em zona urbana tem anualmente que pagar o IPTU 2018, esse imposto é destinando tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, o IPTU 2018 é cobrado para proprietários de imóveis independentemente do mesmo estar habitado ou não.
Esse imposto é cobrado normalmente sempre no primeiro semestre de cada ano, o recolhimento do IPTU 2018 é um imposto que fortalece os cofres públicos da prefeitura destinado a cada estado, a verba é destinada para melhorias de infraestrutura em cada região.

IPTU 2018 – Valor, Guia de Pagamento, Consulta, 2ª Via e Muito Mais.
O valor desse imposto que é arrecado é destinado também para outros fins, tais como pagamentos dos funcionários públicos e financiamento de obras que visam a melhoria da população em geral.
O não pagamento desse imposto, faz com que cada proprietário irregular fique sujeito a pagar multas, anualmente o IPTU tem objetivo de arrecadar um valor médio anual, esse valor sofre um aumento de acordo com cada terreno.
IPTU 2018 – Prazos
O proprietários que realizarem o pagamento dentro do prazo estimado até o final do mês de fevereiro deste ano (2018) ganham um desconto de 4% ou mais dependendo do seu município em cima do valor total do IPTU.
- Veja também: Valores e prazos para o IPTU 2019 SP, veja como consultar o seu.
Consulta IPTU 2018 – Como Consultar
O carne do IPTU é emitido pela a prefeitura e enviado para a residência do contribuinte, caso você perca esse carne ou o mesmo seja extraviado você pode emitir a segunda via do carne do IPTU.
Como Emitir 2ª VIA do IPTU 2018?
Acesse o site da prefeitura de sua região;
- Ao entrar no site digite o número do contribuinte;
- Informe o ano do seu IPTU;
- Selecione o boleto que deseja imprimir;
- Em seguida clique em gerar a 2ª VIA do boleto.
Pronto, sendo assim seu boleto já estar aos seus cuidados para pagamento.
Valor do IPTU 2018
O valor do IPTU 2018 irá depender principalmente do seu município e do seu imóvel, imóveis que não possuam área construída tem o valor de IPTU reduzido, este é o caso de terrenos e semelhantes.
Já imóveis como casas, terão o valor do IPTU 2019 calculado de acordo com a área total construída em cima do terreno onde a mesma se encontra. A metragem do terreno também é levada em consideração no cálculo para o imposto 2018.
Se você quiser saber o valor do seu IPTU, realize os seguintes passos:
- Acesse o site da prefeitura do seu município, como por exemplo: http://www.capital.sp.gov.br/
- Procure pela opção referente ao imposto no menu;
- Com o seu número de contribuinte em mãos (esse mesmo pode ser obtido até mesmo em uma carnê de IPTU do ano anterior) informe os dados solicitados no site;
- Procure pelo menu guia de pagamento, pois lá você encontrará os valor do imposto para o seu município para pagamento a vista ou parcelado.
Formas de Pagamento da Guia do IPTU 2018
O pagamento desse imposto pode ser realizado tanto em cota única, aonde o valor integral é quitado sendo assim o contribuinte 4% de desconto ou mais, isso irá depender do seu município, esse desconto é calculado em cima do valor integral do imposto, para isso o pagamento do IPTU tem que ser feito até final de fevereiro prazo final.
Ser preferir é for mais cômodo o pagamento pode ser realizado através da internet, no site das redes bancarias ou redes conveniadas através do código de barras do boleto é possível realizar o pagamento e efetuar a quitação.
Confira as formas de pagamentos para o seu estado:
- Como pagar o IPTU 2019 RJ e prazos de pagamento;
- Consulte as formas de pagamentos do IPTU 2019 Salvador;
- Veja também as formas de pagamentos para o IPTU 2019 BH;
É importante que o pagamento do IPTU seja realizado em dia, os juros de multa são diários, quanto mais tempo passar esse atraso, mais caro o imposto ser tornará. Ser esse IPTU deixar de ser pago por anos o proprietário pode perder o imóvel para a prefeitura.
Atente-se aos prazos de pagamento do IPTU, tente realizar a quitação do imposto em dia, sabemos que podem surgir imprevistos com orçamento, por isso é importante que você ser planeje financeiramente para que não seja pego desprevenido (a) e ficar em atraso e de maneira irregular com o imposto tão importante.
Ser você estar em atraso com o IPTU procure a prefeitura da sua cidade para realizar o parcelamento desse imposto é regularizar a situação do seu imóvel.