IPTU 2020

Os proprietários de imóveis em zona urbana tem anualmente que pagar o IPTU 2020. Esse imposto é destinando tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, o IPTU 2020 é cobrado para proprietários de imóveis independentemente do mesmo estar habitado ou não.

Esse imposto é cobrado normalmente sempre no primeiro semestre de cada ano, o recolhimento do IPTU 2020 é um imposto que fortalece os cofres públicos da prefeitura destinado a cada estado, a verba é destinada para melhorias de infraestrutura em cada região.

IPTU 2020 - Valor, Guia de Pagamento, Consulta, 2ª Via e Muito Mais.

IPTU 2020 – Valor, Guia de Pagamento, Consulta, 2ª Via e Muito Mais.

O valor desse imposto que é arrecado é destinado também para outros fins, tais como pagamentos dos funcionários públicos e financiamento de obras que visam a melhoria da população em geral.

O não pagamento desse imposto, faz com que cada proprietário irregular fique sujeito a pagar multas, todos os anos o IPTU tem objetivo de arrecadar um valor médio anual, esse valor sofre um aumento de acordo com cada terreno.

IPTU 2020 – Prazos

IPTU 2018O proprietários que realizarem o pagamento dentro do prazo estimado até o final do mês de fevereiro deste ano (2020) ganham um desconto de 4% ou mais dependendo do seu município em cima do valor total do IPTU. E se o prazo de pagamento for ultrapassado o proprietário do imóvel terá de pagar juros sobre o valor do imposto.

  • Veja também: Valores e prazos para o IPTU 2020 SP, veja como consultar o seu.

Consequências de não pagar o IPTU 2020

Uma das consequências ao não pagar o IPTU é a proibição da venda do imóvel. Para realizar a venda do mesmo, só será possível quando todos os valores e dívidas estiverem quitados junto a prefeitura do seu município.

Dependendo do tempo que a dívida está estendida é possível que você perca seu imóvel para a prefeitura. Isso acontece como forma de pagamento do IPTU atrasado.

Nesses casos o seu imóvel vai para leilão, podendo ser vendido por um valor muito abaixo do que realmente vale. Além disso, a área pode ser usado para construção de prédios públicos.

Consulta IPTU 2020 – Como Consultar

IPTU 2018 ConsultaO carne do IPTU é emitido pela a prefeitura e enviado para a residência do contribuinte, caso você perca esse carne ou o mesmo seja extraviado você pode emitir a segunda via do carne do IPTU. Você pode também, apenas consultar os valores a serem pagos pelo site da prefeitura do seu município.

Como Emitir 2ª VIA do IPTU 2020?

A emissão da segunda via IPTU 2020 é muito simples de ser feita. Para isso, basta que você siga os passos indicados abaixo:

  • Imprimir 2 Via IPTU 2018Acesse o site da prefeitura de sua região;
  • Ao entrar no site digite o número do contribuinte;
  • Informe o ano do seu IPTU;
  • Selecione o boleto que deseja imprimir;
  • Em seguida clique em gerar a 2ª VIA do boleto.

Pronto, sendo assim seu boleto já esta aos seus cuidados para pagamento.

Valor do IPTU 2020

IPTU 2018 ValorO valor do IPTU 2020 irá depender principalmente do seu município e do seu imóvel, imóveis que não possuam área construída tem o valor de IPTU reduzido, este é o caso de terrenos e semelhantes.

Já imóveis como casas, terão o valor do IPTU 2020 calculado de acordo com a área total construída em cima do terreno onde a mesma se encontra. A metragem do terreno também é levada em consideração no cálculo para o imposto 2020.

Se você quiser saber o valor do seu IPTU, realize os seguintes passos:

  • Acesse o site da prefeitura do seu município, como por exemplo: http://www.capital.sp.gov.br/
  • Procure pela opção referente ao imposto no menu;
  • Com o seu número de contribuinte em mãos (esse mesmo pode ser obtido até mesmo em uma carnê de IPTU do ano anterior) informe os dados solicitados no site;
  • Procure pelo menu guia de pagamento, pois lá você encontrará os valor do imposto para o seu município para pagamento a vista ou parcelado.

É importante se programar, para que o valor do imposto não aumente com o atraso no pagamento, caso seja o seu caso.

Formas de Pagamento da Guia do IPTU 2020

Formas de pagamento IPTU 2018O pagamento desse imposto pode ser realizado tanto em cota única, aonde o valor integral é quitado. Sendo assim, o contribuinte recebe 4% de desconto ou mais, isso irá depender do seu município. Esse desconto é calculado em cima do valor integral do imposto, para isso o pagamento do IPTU tem que ser feito até final de fevereiro (prazo final).

Se preferir e for mais cômodo o pagamento pode ser realizado:

  • Através da internet, no site das redes bancarias ou;
  • Redes conveniadas.

Esse pagamento é feito através do código de barras do boleto, sendo assim, possível efetuar a sua quitação.

Confira as formas de pagamentos para o seu estado:

É importante que o pagamento do IPTU seja realizado em dia, os juros de multa são diários. Quanto mais tempo passar esse atraso, mais caro o imposto se tornará. Se esse IPTU deixar de ser pago por anos o proprietário pode perder o imóvel para a prefeitura.

Atente-se aos prazos de pagamento do IPTU, tente realizar a quitação do imposto em dia. Sabemos que podem surgir imprevistos com orçamento, por isso é importante que você se planeje financeiramente para que não seja pego desprevenido (a) e ficar em atraso e de maneira irregular com o imposto tão importante.

Se você estar em atraso com o IPTU procure a prefeitura da sua cidade para realizar o parcelamento desse imposto e regularizar a situação do seu imóvel.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply