Outros

Saiba qual o melhor momento para adquirir um imóvel

Não há dúvidas que morar em uma casa própria é infinitamente melhor do que residir em um local alugado, já que ser inquilino acarreta em muitas desvantagens, como a falta de autonomia para realizar reformas e a possibilidade de ter o contrato quebrado pelo proprietário. Além disso, não é raro que o valor mensal de um aluguel ultrapasse a parcela de um financiamento de um imóvel.

Mas porque então muitas pessoas ainda moram de aluguel e as imobiliárias chegam a ter filas de espera de inquilinos que procuram um imóvel? Isso acontece porque para comprar um imóvel não basta ter dinheiro para pagar as parcelas do financiamento.

Para adquirir uma casa própria, geralmente, o comprador deve ter uma quantia à vista para oferecer de entrada, além de ter de lidar com a burocracia bancária para a aprovação de um financiamento, sem contar que o comprador terá despesas com a escritura, reformas, IPTU, serviços de cartório, infraestrutura, entre outras. Outro motivo que dificulta a compra do imóvel próprio é que a aquisição é algo em longo prazo e o proprietário, provavelmente, passará muitos anos residindo no local ou mesmo a vida toda.

Então em que casos uma pessoa deve optar ou um aluguel ou por um financiamento?

O aluguel, por exemplo, pode ser a melhor opção para pessoas solteiras, para casais jovens sem filhos ou por quem ainda não tem finanças pessoais estáveis. Morar de aluguel também é melhor para aquelas pessoas que ainda não sabem onde realmente querem passar o resto de suas vidas e para pessoas que dividem moradia com outras, pois as despesas caem pela metade nesse caso.

Já as pessoas que dispõem de estabilidade financeira ou têm filhos, podem optar por um financiamento, pois é uma segurança para si e, principalmente, para a família, além do que estão livres para adaptarem a residência conforme suas necessidades ou gostos.

Se você irá optar por um financiamento, por exemplo, existe um programa disponibilizado pelo Governo Federal, o Minha Casa Minha Vida. Com esse programa, você tem a chance de conquistar a casa própria, seja em área urbana ou rural, apartamento ou casa, você escolhe!

Esse programa possui parceria com a Caixa Econômica Federal, assim sendo, se você deseja ter maiores informações sobre o financiamento, como os requisitos de participação, como se cadastrar, poderá acessar o site Caixa ou então se dirigir a uma agência.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *