Secretaria da Habitação promove moradia popular no Brasil

O CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano é um programa do Governo Estadual que possui ligação com à Secretaria da Habitação, com isto é o agente promotor de moradia popular no Brasil.

Este programa tem como finalidade executar programas habitacionais em todos os estados tendo como prioridade a população de baixa renda, ou seja, as famílias que possuem renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.

Com o programa ele consegue produzir moradias, além de também fazer o desenvolvimento urbano das cidades, conforme as diretrizes da Secretaria da Habitação. Fundada em 1949 a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano já teve vários nomes: CECAP, CODESPAULO e CDH e recebeu sua atual denominação em 1989.

Em todo caso a intervenção do Governo do Estado na habitação popular iniciou em 1967, quando a CECAP – Companhia Estadual de Casas Populares começa a produzir habitações para a população de baixa renda, com isto desde estes tempos foram produzidas milhares de unidades habitacionais em vários estados.

Para conseguir uma casa ou apartamento, é preciso que a família aguarde abertura das inscrições para o empreendimento no município em que mora ou em que o chefe da família trabalha, e inscrever-se para participar do sorteio público.

Para ter acesso e saber da data da abertura das inscrições e as informações sobre o local, data e condições para conseguir participar do sorteio é necessário estar atento aos meios de comunicação (rádios, jornais ou cartazes). Além disso, é possível ter acesso a estas informações por meio do site da CDHU. A venda do imóvel, durante o financiamento, somente poderá ser formalizada após aprovação da CDHU.

Diante disso é importante que o comprador antes da de fazer a negociação com mutuário, procure a CDHU e veja as regras complementares para que seja possível regulamentar toda transação. Em todo caso é preciso frisar que a CDHU não é uma imobiliária, portanto, ela não faz contato com as partes que possuem interesse na compra ou venda do imóvel.

O Governo Federal está sempre trabalhando em parceria com o Governo do Estado para auxiliar ao cidadão. Por isso, existem diversas iniciativas de moradia, como é o caso do CDHU. Mas, devemos lembrar também dos impostos, que devem ser pagos todos os anos, para que seja possível melhorar os estados. No caso do IPTU, o mesmo é cobrado de todos aqueles que possuem um imóvel, terreno, comércio. Sendo seu valor destinado a limpeza e conservação das ruas, assim como a construção de instituições públicas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply